TEMPO E PAGAMENTO NUMA ANÁLISE
- psicologamanuelasi
- 7 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2021
Por se tratar de uma abordagem onde o inconsciente é o objeto de trabalho, e cada caso é tratado em sua singularidade, no um-a-um, uma análise terá duração distinta para cada paciente, como diria Lacan: “há um instante de ver, um tempo de compreender, e o momento de concluir”. Cada sujeito leva um tempo diferente para falar, para escutar o que diz, e para elaborar suas questões.
Sendo assim, o tempo de duração de uma análise ou o tempo de cada sessão não é pré-fixado, possuindo um tempo próprio. Podem ser 30 minutos, 20, 50 ou 15, pois o inconsciente é atemporal. Cabe lembrar também que muitas vezes a sessão não acaba com o término do tempo do relógio, pois o analisante mesmo depois de sair do consultório pode continuar as suas elaborações em cadeias de pensamentos e a produzir reflexões sobre o que foi dito.
A duração de uma sessão varia de acordo com cada analisante e o que ele diz naquela sessão, sendo assim, o trabalho se dá com o mundo subjetivo interno, e não com o objetivo, ou seja, o tempo da sessão não é definido pelo relógio, mas pelo inconsciente ali manifestado na fala e na linguagem.
Por que 50 minutos de sessão indicam melhores efeitos analíticos do que 35? A sessão tem que durar 50 minutos ou se está falando apenas para preencher o tempo que resta? Algumas coisas podem ser ditas até em pouco tempo, a análise é um trabalho cirúrgico.
O pagamento em psicanálise também segue a mesma linha.
Por que o Psicanalista não fala o valor da sessão por telefone? Como lidamos com o inconsciente, e este como já disse anteriormente é único assim como nossas digitais, para estabelecer um valor, é preciso escutar o paciente de antemão. É justamente por isso que o psicanalista vai tratar do valor em consulta, e não por telefone através de uma tabela de preço pré-fixada. Como atribuir um valor a uma demanda que ainda não escutou? O psicanalista precisa antes entender, e saber, o quanto quem busca uma análise está disposto a arcar e investir no tratamento de seu mal-estar, o que não tem relação com valores altos e inacessíveis. Portanto, “cada analisante tem seu preço”.
Comentarios